Função Pública: pré-aviso de greve para dia 18 de novembro

 O objetivo é fazer com que os funcionários públicos possam participar na manifestação agendada para esse dia.

Foi entregue esta sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais um pré-aviso de greve para 18 de novembro. O objetivo é fazer com que os funcionários públicos possam participar na manifestação agendada para esse dia.

Esta manifestação tem como objetivo reivindicar, entre outros assuntos, aumentos salariais de 4% (garantindo um aumento mínimo de 50 euros) e progressão nas carreiras, lê-se no site do Diário de Notícias – um protesto que incluirá todos os trabalhadores que compõem a Frente Comum, isto é, todos os 35 sindicatos da administração pública.

O pré-aviso de greve explica que serão assegurados os serviços mínimos previstos na lei e os tratamentos de quimioterapia e hemodiálise já anteriormente iniciados. “Nos serviços que funcionem ininterruptamente e que correspondam a necessidades sociais impreteríveis, os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e instalações serão assegurados no âmbito dos serviços mínimos, sempre que tal se justifique", refere o documento.

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCMD), que integra esta federação, informou entretanto que não apresentará pré-aviso próprio nem apelará à greve. "Estão abertos caminhos de diálogo que até há pouco não existiam e que pretendemos percorrer até à exaustão", refere o comunicado deste organismo.