Venezuela. Maduro recebe oposição e liberta presos políticos

O presidente chavista aceitou dialogar com a oposição e quis dar um sinal de boa fé

Um dia depois do início das conversações entre o presidente da Venezuela e os membros da plataforma de oposição política, a MUD, com vista à resolução pacífica da crise económica que o país atravessa, Nicolás Maduro ordenou a libertação de cinco prisioneiros com ligações à oposição.

Carlos Melo, Andres Moreno, Marco Trejo, Andres Leon e Angel Rodriguez estavam encarcerados, sob acusações de conspiração contra o regime e apelo à desordem e à violência, nas mais recentes manifestações, em setembro, quando milhares de pessoas protestaram nas ruas contra o bloqueio do governo à convocatória de um referendo revocatório para depor o chefe de Estado chavista.

Catalogados pela MUD como “prisioneiros políticos”, os cinco opositores receberam ordem de libertação na segunda-feira e são o resultado de uma aparente abertura política de Maduro que, depois de muitas hesitações, recebeu os líderes do movimento de oposição, no domingo.

As conversações foram moderadas por um enviado especial do Vaticano e contaram também com a presença de representantes de Espanha, Panamá e República Dominicana. Segundo a BBC, as partes decidiram formar quatro grupos de trabalho para discutir temas predefinidos, no sentido de encontrar soluções e definir estratégias para combater uma crise económica, política e social sem precedentes na Venezuela.

Está prevista um nova ronda de negociações para o próximo dia 11 de novembro.