Uber. China é o primeiro país a regulamentar plataformas de transporte

No entanto, os regulamentos permitem às diferentes cidades introduzir medidas específicas.

A China tornou-se o primeiro país a colocar em vigor regulamentos para plataformas online de transporte como a Uber, que concorrem com os taxistas tradicionais, apesar dos protestos das empresas.

O novo enquadramento jurídico, definido pelo Ministério dos Transportes, exige que os motoristas tenham carta de condução há pelo menos três anos e nunca tenham sido punidos por condução perigosa ou sob efeito do álcool.

No entanto, os regulamentos permitem às diferentes cidades introduzir medidas específicas. Por exemplo, em Pequim e em Xangai, as duas maiores cidades da China, apenas motoristas com autorização de residência local e veículos com matrícula local poderão entrar no mercado.
 
Estas medidas já foram alvo de fortes críticas por parte da Didi Chuxing, o rival chinês da Uber, que tem uma quota de quase 90% do mercado e que em agosto passado anunciou a compra das operações da empresa norte-americana na China.

"Centenas de milhões de passageiros e dezenas de milhões de condutores serão prejudicados", afirmou a empresa em comunicado, notando que só em Xangai as novas medidas excluem 97% dos 410 mil motoristas da empresa na cidade.

A nova legislação obriga ainda as empresas do setor a pagar impostos e proíbe-as de praticar políticas de preços "suscetíveis de causar perturbações no mercado", restringindo, possivelmente, o recurso a subsídios.

Em maio, a norte-americana Apple investiu mil milhões de dólares (911 milhões de euros) no Didi Chuxing.