Estas são as empresas que mais poluem o ar em Portugal

Este relatório surge na véspera do arranque do acordo de Paris, cujo objetivo é diminuir a emissão de gases com efeito de estufa

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou esta quinta-feira um ranking com as cinco empresas portuguesas que mais poluem o ar.

Este relatório surge na véspera do arranque do acordo de Paris, cujo objetivo é diminuir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE).

No topo da lista surge a EDP, que explora a central termoelétrica de Sines. Esta é responsável por 13,5% das emissões de GEE em Portugal.

O resto da lista é composto pela Tejo Energia (que explora a central termoelétrica do Pego), a Petróleos de Portugal (responsável pela refinaria de Sines), a Cimpor (que coordena o centro de produção de Alhandra) e a companhia aérea TAP.

Segundo a mesma associação, estas cinco empresas são responsáveis por aproximadamente 26,8% do total de emissões de GEE no nosso país.

Transporte rodoviário está a destruir o nosso ar

A ZERO fez também um ranking dos setores mais poluentes. O primeiro lugar é ocupado pelos transportes rodoviários, responsáveis por 23,5% da poluição total.

A produção de eletricidade ocupa o segundo lugar, com 22,5%.

Os restantes lugares são ocupados pela indústria cimenteira, aterros e fermentação entérica (ruminantes).

Para saber mais sobre estas conclusões, clique aqui