Eurodeputados do PS indignados com declarações de comissário Oettinger

“Seria imponderado nomear para uma pasta tão importante como é o Orçamento um comissário que está claramente fora da agenda da Comissão Europeia”

As declarações do comissário europeu Gunther Oettinger, que ofendeu a China, a Valónia e os homossexuais, estão a dar que falar em todo o mundo e a gerar uma onda de indignação por parte de vários eurodeputados.

“Fica claro, com esta sucessão de declarações, que o comissário Oettinger tem uma agenda que não coincide com a agenda da Comissão Europeia, nomeadamente  em termos de liberdades, direitos e garantias.”, disse Carlos Zorrinho ao SOL.

O eurodeputado do PS recorda ainda as afirmações do comissário alemão, que irá substituir a búlgara Kristalina Georgieva na pasta do Orçamento, onde argumentou que Portugal poderia vir a ser alvo de um segundo resgate.

“Seria imponderado nomear para uma pasta tão importante como é o Orçamento um comissário que está claramente fora da agenda da Comissão Europeia”, defendeu Zorrinho.

Ana Gomes vai mais longe, sublinhando ao SOL que o alemão não tem “não tem qualquer qualificação” para substituir Georgieva. “É burro e desbocado. Um homem como Oettinger devia ser demitido pelo presidente Juncker e a Alemanha devia ser convidada a substituir o seu comissário”.