Passos Coelho e Rui Rio na mesma mesa em almoço comemorativo

Pedro Passos Coelho e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, juntos num encontro para assinalar a eleição como deputados há 25 anos.

Passos Coelho e Rui Rio na mesma mesa em almoço comemorativo

O atual presidente do PSD e o ex-autarca do Porto – apontado como possível sucessor à liderança dos sociais-democratas – estiveram aliás sentados na mesma mesa, separados apenas pelo atual líder parlamentar, Luís Montenegro.

Os 25 anos do início da VI Legislatura foi o pretexto para este almoço entre cerca de 30 deputados do PSD que, no dia 4 de outubro de 1991, pisaram pela primeira vez os corredores da Assembleia da República.

“Faz 25 anos precisamente que eu e mais algumas dezenas de jovens deputados do PSD tomámos posse pela primeira vez como deputados na Assembleia da República”, contou Castro Almeida aos jornalistas.

Para o ex-parlamentar do PSD, o encontro entre Passos Coelho e Rui Rio foi apenas uma “feliz coincidência”, sublinhando que o almoço teve como único propósito “conviver, recordar e rever pessoas”.

“A minha motivação foi exclusivamente proporcionar um encontro de pessoas que se estimam, são amigas, que têm memórias comuns, que têm valores comuns. Temos uma boa recordação do que se passou há 25 anos e vamos comemorar. Não tem nenhuma motivação político-partidária”

A VI Legislatura teve início na sequência das eleições de 06 de outubro, que resultaram na segunda maioria absoluta de Cavaco Silva e no melhor resultado de sempre dos sociais-democratas em eleições legislativas.

Cavaco Silva, no entanto, não esteve presente no encontro. “Cavaco Silva não foi deputado”, argumentou Castro Silva.

Nunes Liberato, ex-chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, o  antigo ministro das Finanças Braga de Macedo, o presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves e o deputado Duarte Pacheco foram outras das figuras que participaram neste almoço.