João Guedes. “Go with the flowe ver o que acontece”

A pouco mais de um mês de entrar nos trinta e um anos, o auge de João Guedes foi em 2009, ano que ficou marcado pelo título de campeão nacional. 

João Guedes. “Go with the flowe ver o que acontece”

Mas desde sempre que o surfista do Porto se destaca pela resposta que dá dentro do ‘cilindro’. Na terceira ronda deste Capítulo, eliminou Tiago Pires, mas não faz grande ‘barulho’ à volta do assunto. “Neste tipo de condições é um bocado o mar que decide. Obviamente que a performance também completa, mas estarmos no sítio certo a apanhar uma onda certa, pode virar tudo à última e foi o que aconteceu, mas não considero o ponto alto”, numa bateria onde “teve a sorte de apanhar uma onda no final”. 

Fica pelo caminho na ronda a seguir. Ruben Gonzalez passa enquanto entrevistamos João Guedes. Dá-lhe uma palmada nas costas e larga um elogio: “És grande Guedes!”. João ri-se, mas não perde a concentração. Fala-nos da importância do surf como “um mundo que foi criando e o mundo que conhece”. Em qualquer canto do verdadeiro mundo. E é noutro canto, mais precisamente na Indonésia, que João Guedes gravou o vídeo ‘Notes From Paradise’. Um vídeo que vai apresentar este sábado, no Posto turismo de Matosinhos, Praia Titan. No short film leva os espetadores a uma viagem pelas suas viagens na Indonésia, onde dá a conhecer o país e os lugares secretos naquele que é considerado o paraíso do surf.

Tóquio2020: de país em país chegamos ao Japão. E a pergunta impõem-se. Com Saca de fora das opções é possível contar com João Guedes nos Jogos de Tóquio2020, no primeiro ano do surf enquanto modalidade olímpica? “Talvez como master ou sénior”, diz entre sorrisos. Não gosta de fazer planos e pensar a longo prazo deixa João “confuso e baralhado”.

“Quatro anos na vida é muito tempo. Muita coisa muda, muita coisa acontece. Se eu olhar para os últimos quatro anos da minha vida, muita coisa mudou”, por isso João prefere focar-se no imediato. 

“Go with the flow e ver o que acontece” é o lema a seguir para João Guedes.