Parlamento. BE quer impedir concessão do Forte de Peniche a privados

Bloquistas apresentaram projeto no parlamento para travar unidade hoteleira

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República para travar a concessão do Forte de Peniche a privados.

Os bloquistas defendem que o Forte de Peniche “ocupa um lugar particularmente relevante na história moderna de Portugal” e “é importante para a identidade da democracia portuguesa que assim continue”.

“O anúncio de concessão do Forte de Peniche criou surpresa e uma forte mobilização contra o projeto. O governo confirmou ao Bloco de Esquerda que a concessão do Forte de Peniche para instalação de uma unidade hoteleira está suspensa. Importa, por isso, dar um sinal público que confirme a vontade da tutela em preservar a memória e história de Peniche, retirando definitivamente este monumento nacional da lista de concessões a realizar no âmbito do Programa Revive”, diz o projeto de resolução dos bloquistas.

O diploma recomenda ao governo que “retire o Forte de Peniche da listas de monumentos nacionais a concessionar” e “anule qualquer procedimento em curso de concessão e instalação de unidade hoteleira no Forte de Peniche.

Ex-presos políticos e familiares organizaram há menos de uma semana uma manifestação contra a concessão do forte de Peniche. Participaram mais de 500 pessoas no protesto. Entre elas estava o dirigente histórico do PCP Domingos Abrantes. "O projeto de privatizar a Fortaleza de Peniche deve ser considerado um atentado contra a própria democracia e a violação do dever de qualquer Governo democrático de honrar a memória de todos aqueles que deram a própria vida para que o povo português pudesse ter liberdade", disse.