Nicarágua. Ortega eleito para terceiro mandato consecutivo

Mulher do ex-guerrilheiro ocupará o cargo de vice-presidente

Nicarágua. Ortega eleito para terceiro mandato consecutivo

Daniel Ortega vai ser reconduzido ao cargo de presidente da Nicarágua, pela terceira vez consecutiva. Quando estavam contabilizados cerca de dois terços dos votos, o antigo combatente da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) já liderava com 72%, enquanto o segundo candidato tinha apenas 14% do número de votos.

Todas as previsões apontavam já para uma vitória confortável de Ortega, nas eleições de presidenciais de domingo, pelo que a grande novidade trazido pela sua reeleição, é a promoção da sua mulher, Rosario Murillo, ao cargo de vice-presidente do país, colocando-se na primeira linha de sucessão, por via constitucional, caso surja algum imprevisto que impeça o líder de 70 anos de exercer convenientemente a sua função.

A oposição já rotulou o resultado das eleições como uma “farsa”, alegando que mais de 70% da população se absteve de ir às urnas. Uma informação que foi rejeitada pelas autoridades da Nicarágua, que garantem que a participação no ato eleitoral foi de mais de 65%. A impossibilidade da monitorização das eleições, por parte de observadores internacionais torna difícil confirmar uma ou outra alegação.

Ortega foi um influente guerrilheiro sandinista e esteve ligado ao golpe que ditou a deposição de Anastasio Somoza, no final dos anos 70. Em 1984 foi eleito pela primeira vez como presidente da Nicarágua, cargo que exerceu até 1990. Em 2006 voltou a vencer a disputa presidencial, para não mais largar o cargo. Foi reeleito em 2011 e novamente este domingo, aplicando um modelo de governação autoritária, através no controlo da imprensa e do isolamento político da oposição.

A nomeação da sua esposa para a vice-presidência é vista, pela imprensa internacional, como uma estratégia de perpetuação dos Ortega no poder, assente na conceção de uma dinastia familiar.