Seleção. Nani sem medo do ‘concorrente’ André Silva

Extremo do Valência assume saber que não tem o lugar garantido na equipa nacional

Depois de falhar os dois últimos jogos da Seleção nacional, devido a problemas físicos, Nani está agora de volta às opções de Fernando Santos. Entretanto, porém, André Silva despontou e agarrou o lugar como parceiro de ataque de Cristiano Ronaldo. As questões sobre o tema, portanto, eram esperadas, e o extremo do Valência não fugiu ao assunto.

"Já esperava essas perguntas. Nunca me senti ameaçado por nada. Já deixei claro os meus pensamentos. Sempre que venho à Seleção sei que sou mais um jogador e que não tenho lugar garantido. Quem decide é o treinador. Venho confiante, como sempre", assegurou Nani, garantindo ter encontrado um grupo "animado, bem disposto e com vontade de continuar a ter sucesso".

Para o jogo de domingo com a Letónia, Nani assume o evidente favoritismo de Portugal, mas alerta para a necessidade de respeitar o adversário. "Vou ser sincero: somos favoritos, com certeza. Não vamos mentir. Mas temos de respeitar o adversário. Vão ter vontade de ganhar, ou de pontuar, e temos de entrar com tudo. Encarar este jogo como mais uma final, para que mais nenhuma equipa nos possa roubar pontos", salientou, acrescentando ainda: "Sabemos que já não há jogos fáceis. A Letónia vem com os seus objetivos, que temos de respeitar, e teremos de provar dentro de campo que somos melhores. Estamos confiantes, o povo está connosco, e quando assim é somos um adversário muito difícil de bater. A qualificação começou mal, a derrota na Suíça complicou um pouco as contas, mas demos uma excelente resposta nos dois últimos jogos."

Garantindo que a sua vida no Valência está "espetacular", apesar da péssima temporada que a equipa che está a fazer em Espanha (15ª no campeonato), Nani reservou ainda elogios para vários colegas. Primeiro, Cristiano Ronaldo, que considera favorito para ganhar a Bola de Ouro e/ou o prémio FIFA para melhor jogador do ano. "Quem percebe de futebol sabe avaliar. Nos últimos tempos tem sido assim: ganha quem tem melhores estatísticas. O Cristiano ganhou as competições mais importantes este ano. É justo e merecido, por aquilo que conquistou", realçou, considerando ainda "bom sinal" o CR7 ter dito que queria representar a Seleção até aos 40 anos, além de ver em Fernando Santos "um treinador de nívem mundial".

Seguiram-se palavras elogiosas para Rui Patrício, também ele nomeado para a Bola de Ouro da France Football (tal como Pepe). "Vejo isso com muito orgulho. O Patrício fez um excelente campeonato no Sporting. Tem vindo a evoluir muito nos últimos tempos e mostrou no Euro que é um dos melhores guarda-redes do mundo. O nome dele estar entre os melhores é uma enorme satisfação, como colega e como português", ressalvou Nani, antes de se dirigir a Gelson Martins e João Cancelo: "O Gelson ainda é um bocadinho tímido. Senta-se ao meu lado e já lhe disse para não ter medo de nada, que todos começámos assim. Vejo que também tem muito potencial, e no futuro vai mostrar que tem muito potencial para ajudar a Seleção, o Sporting ou onde estiver. O Cancelo é um excelente jogador, já o demonstrou. É um jovem ainda com muito para evoluir, mas todos os dias vejo progressos nele. Acredito que venha a ser muito melhor daquilo que é."