Seleção. Fernando Santos recebe grau de doutor “honoris causa”

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro homenageia percurso profissional do selecionador nacional

Fernando Santos vai receber, no próximo dia 18 de novembro, o grau de doutor "honoris causa" pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Vila Real, numa homenagem ao seu percurso profissional.

Na hora de justificar esta distinção, a universidade destacou o resultado obtido pela Seleção Nacional no último Campeonato da Europa, no qual Portugal se sagrou campeão, e realçou os "valores desportivos que Fernando Santos tem vindo a aplicar e a incentivar e que lhe permitem deixar uma marca na história do desporto português".

Nascido a 10 de outubro de 1954, em Lisboa, Fernando Santos formou-se como engenheiro técnico de Eletrónica e Telecomunicações, em 1977, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e foi diretor dos serviços técnicos no Hotel Palácio Estoril, entre 1981 e 1998. Antes. já tinha cumprido uma carreira de 15 anos como jogador profissional, 14 dos quais ao serviço do Estoril – o Marítimo proporcionou-lhe a única experiência fora da equipa da Linha.

Foi também no Estoril que iniciou a carreira de treinador, em 1987, tendo desde então passado por Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting, Benfica, AEK de Atenas, PAOK Salónica e Panathinaikos, os últimos três da Grécia. Neste país iniciou também o seu percurso a nível de seleções, tendo orientado a formação nacional helénica entre 2010 e 2014. Em setembro desse ano, foi apresentado como selecionador de Portugal, conseguindo a qualificação para o Euro2016 e consequente vitória na fase final do torneio.

Fernando Santos vai tornar-se no 10º doutor honoris causa da universidade transmontana, associando o seu nome aos de Franciscus Maria Lubbers (antigo primeiro-ministro holandês), António Lobo Antunes (escritor), Wei Zhao (reitor da Universidade de Macau), Francisco Javier Olazabal (empresário), Manoel de Oliveira (cineasta), Luís Valente de Oliveira (académico e antigo governante), Luís Garcia Braga da Cruz (antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) João Rosas Nicolau de Almeida (enólogo) e o Comité Olímpico de Portugal.