Crédito. Malparado das empresas e famílias desce em setembro

O crédito malparado das empresas e das famílias desceu no mês de setembro. 

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o valor diminui para 17 784 milhões de euros no mês de setembro, em comparação com o mês anterior.

Os números do banco central, referentes ao mês de setembro, apontam para um total de  196 428 milhões de euros de empréstimos concedidos pela banca tanto a famílias como a empresas. Desse valor, 17 784 milhões de euros eram considerados créditos vencidos, o que representa 9,05% do total emprestado.

Já no mês de agosto, o crédito de cobrança duvidosa tinha subido para 18 031 milhões de euros, representando nesta altura 9,16%. A subida aconteceu principalmente por causa do crescimento do crédito em incumprimento das empresas.

Em maio deste ano o crédito malparado acumulado nos balanços dos bancos era uma grande preocupação e servia como base para reforçar os argumentos do governo para que fosse criado um novo veículo financeiro para limpar os créditos em incumprimento.

Segundo um relatório de estabilidade financeira do banco central, os bancos deviam ser estimulados a reduzir o nível de crédito malparado e outros ativos não rentáveis que têm em carteira, na medida em que o seu impacto na rentabilidade dos bancos e, consequentemente nos seus níveis de capital, pode pôr em causa a estabilidade financeira.