Discurso de derrota de Hillary: “É doloroso e vai continuar a sê-lo durante algum tempo”

A candidata derrotada Hillary Clinton finalmente reagiu ao resultado das eleições. O seu discurso é de pesar, mas também da necessidade de consenso.

Discurso de derrota de Hillary: “É doloroso e vai continuar a sê-lo durante algum tempo”

“Não é o resultado que desejava e para o qual todos trabalhámos”, afirmou a democrata. “Lamento que não tenhamos ganho esta eleição, em nome dos valores e da visão que representamos”, lamentou Clinton, sublinhando que é um momento “doloroso e vai continuar a sê-lo durante algum tempo”.

A democrata disse também que já tinha tido oportunidade de felicitar o vencedor. “Dei os parabéns a Donald Trump” e agora há que “aceitar este resultado e olhar para o futuro. Donald Trump é o nosso Presidente”, disse. “Devemos-lhe uma mente aberta e uma oportunidade para governar”.

Clinton, talvez por se ter apercebido da desesperança que se abateu em muitos dos seus apoiantes, aproveitou para passar uma mensagem de união ao lembrar que a campanha “nunca girou à volta de uma pessoa, mas do país” que amam. “O sonho americano abrange toda a gente” e a “nossa nação está mais unida do que julgávamos”, afirmou.

Hillary agradeceu e elogiou todos os que a apoiaram, chegando mesmo a dizer que ser a candidata democrata foi uma das “maiores honras” da sua vida.

Além das razões pessoais e políticas pelas quais lamenta o resultado, Clinton manifestou tristeza por ainda não se ter rompido o tabu de uma Presidente mulher e deixa um recado às adolescentes americanas: “Nunca deixem de acreditar, lutem pelo que está certo”.

Por fim, relembrou o seu mote: “Juntos somos mais fortes”