Inflação volta a acelerar em setembro

A inflação tem vindo a acelerar desde o início do ano.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 0,6% em setembro para 0,9% em outubro. Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,7%, superior em 0,2 pontos percentuais à taxa observada no mês anterior.

De acordo com o INE, entre as classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC salientam-se a dos restaurantes e hotéis e a do lazer, recreação e cultura.

A classe com contribuição negativa mais relevante foi a do vestuário e calçado, refere o instituto.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi 0,3% (0,7% em setembro e 0,1% em outubro de 2015) e a variação média dos últimos doze meses manteve-se em 0,6%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,1%, valor superior em 0,4 pontos percentuais ao verificado no mês anterior e superior em 0,6 pontos percentuais ao estimado pelo Eurostat para a área do euro (em setembro esta diferença foi 0,3 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de 0,2% (0,7% no mês anterior e -0,1% em outubro de 2015) e a taxa de variação média dos últimos doze meses foi 0,6% (valor igual ao registado em setembro).