Custos do trabalho aumentam

O Índice do Custo de Trabalho (ICT) aumentou 3,6% no terceiro trimestre do ano, depois de no mesmo período de 2015 já ter aumentado 2,2%, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).  

O ICT aumentou devido a aumentos de 3,9% nos custos salariais e de 2,6% nos outros custos do trabalho Para a evolução “contribuiu também o efeito conjugado do acréscimo de 2,3% dos custos médios por trabalhador e do decréscimo de 1,1% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador”, revela o INE.

Segundo o INE, no subgrupo de atividades que abrangem, genericamente, o setor privado da actividade económica, o ICT registou um acréscimo homólogo de 0,7%.

Nas restantes atividades económicas que incluem maioritariamente (mas não exclusivamente) a esfera do sector público, o ICT registou um acréscimo homólogo de 7,1%. Segundo o INE, nestas últimas a variação foi explicada, quer pela continuação da reversão progressiva da redução remuneratória, quer pela reposição do horário normal de trabalho em 35 horas semanais, em vigor desde julho de 2016.

O ICT é um indicador de curto prazo que pretende medir a evolução trimestral dos custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada (custo médio horário) suportados pela entidade empregadora. O índice é calculado dividindo o custo médio por trabalhador pelo número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.