Hillary Clinton culpa FBI pela sua derrota

A candidata democrata à presidência justifica a eleição de Donald Trump com a reabertura do caso dos e-mails.

Hillary Clinton culpa FBI pela sua derrota

Hillary Clinton aponta o diretor do FBI, James Comey, como o grande culpado da sua derrota nas presidenciais, na passada terça-feira.

De acordo com a Reuters, o apontar do dedo foi feito durante uma conferência telefónica que a democrata deu no sábado para os principais financiadores da sua campanha.

Clinton terá admitido que havia “muitas razões para uma eleição como esta não ser bem sucedida”, mas que a análise que fazia era a de que a carta de Comey, que anunciava a reabertura da investigação do caso dos e-mails, “levantou dúvidas” e que acabou por pôr um “travão no ‘momentum’”.

Para Clinton, esta segunda iniciativa do FBI deixou danos ainda maiores do que a própria abertura da investigação e Trump soube tirar partido disso.

“Estou de coração partido”, terá dito durante a conferência telefónica. Esta foi “uma derrota muito, muito dura, especialmente porque todos trabalharam tanto”.

Recorde-se que o responsável do FBI enviou uma carta ao Congresso norte-americano a dar conta da reabertura do caso, apenas 11 dias antes do ato eleitoral. A investigação foi depois encerrada, mas para Clinton o mal já estava feito.

Em causa estava o alegado envio de emails de conta privada de  Hillary Clinton, à época secretária de Estado da administração Obama, que conteriam informação confidencial.