Poiares Maduro: ‘Há no OE o risco de governamentalização da RTP’

Está preocupado com a forma como o Orçamento põe a contribuição audiovisual nas mãos das Finanças e teme que a independência do serviço público de rádio e TV fique em causa.

Poiares Maduro passa agora a maior parte do tempo entre Florença, onde é professor no Instituto Universitário Europeu, e as funções que desempenha na FIFA, onde está desde maio à frente do  Comité de Governação. Mas o tempo que passa fora não o afasta da política nacional nem das preocupações que lhe suscitam dois dos dossiês que tutelou enquanto ministro de Passos Coelho: a RTP e os fundos europeus.

O ex-ministro responsável pelo programa Portugal 2020 acha mesmo que a forma como o trabalho do anterior Governo está a ser posto em causa neste dossiê é sintoma da «desonestidade política» do atual Executivo. E suspeita que o motivo pelo qual as verbas tardam em chegar às empresas tenha que ver com dificuldades de tesouraria dos organismos do Estado.

Um ano depois de ter saído do Governo e estando a maior parte do tempo em Florença, como vê Portugal agora?

Infelizmente, com algum pessimismo. Portugal perdeu um ano. Quando o Governo a que eu pertenci terminou, o país estava claramente numa trajetória de recuperação económica e infelizmente no último ano houve uma perda de confiança grande que afetou muito investimento e a credibilidade internacional de Portugal.

Quando houve os acordos à esquerda disse que se tratava apenas de oportunismo político. Continua a achar que esta solução de Governo não tem um projeto?

Este Governo e sobretudo este primeiro-ministro elevaram o oportunismo político a princípio da ação política. É ter o poder como finalidade em si mesmo, não como um meio para a melhoria das condições de vida dos portugueses com sustentabilidade.

Tem havido uma troca de acusações entre PS e PSD sobre o atraso nos fundos comunitários. Já teve a tutela dessa área.

Como explica o que se está a passar?

É um bom exemplo da desonestidade política do atual primeiro-ministro. As pessoas provavelmente recordam-se de que ele disse que não iria haver execução de fundos no nosso último ano de Governo. Quase ninguém reparou no dr. Mário Centeno quando, confrontado com a queda de investimento, veio dizer que isso se devia à circunstância de a execução dos fundos em 2015 ter sido bastante superior à deste ano. Ou seja, veio rebater aquilo que o primeiro-ministro tem vindo a dizer.

Leia a entrevista completa na edição impressa do SOL