Cada vez mais portugueses oferecem presentes a si próprios

Os portugueses não escondem que pretendem gastar menos este ano, mas ainda assim oferecer presentes a si próprios faz parte das intenções para este Natal.

De acordo com o estudo mais recente do Observador Cetelem, mais de um terço dos portugueses admite que vai comprar algo para si mesmo e no topo das preferências estão os telemóveis e as viagens.

A análise feita pela Cetelem mostra ainda que a intenção de comprar presentes para si própria em vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal: de 26% em 2013 passa para 29% em 2014 e para 29% em 2015, situando-se atualmente nos 35%, ou seja, mais de um terço dos portugueses.

No fim da lista de desejos nacionais aparecem os tablets, que já foram em tempo uma das preferências, seguidos dos bem imobiliários e dos produtos de bricolagem e jardinagem.

Tendo em conta as faixas etárias, é possível ver que são os indivíduos entre os 25 e os 34 são os que mais compram viagens para si mesmos (21%). Mas o estudo explica: “Esta categoria também lidera nas restantes faixas etárias, com exceção dos consumidores entre os 18 e os 24 anos, que preferem telemóveis (24%), e dos consumidores entre os 55 e os 65 anos, que preferem eletrodomésticos (7%)”.

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.