Portugal no top 10 de países com melhor desempenho climático

Portugal é o 8º melhor país no ranking criado pela organização GermanWatch

É certo que, no cômputo geral, Portugal ficou em 11º. Mas o facto de os três primeiros lugares não terem sido atribuídos faz com que suba no ranking e seja considerado um dos dez países com melhor desempenho climático. Recorde-se que no ano passado, Portugal estava classificado inicialmente em 19º lugar, tendo essa classificação sido atualizada posteriormente para 18º lugar após a revisão de alguns dados.

Esta é uma classificação que compara o desempenho de 58 países que, no total, sãoresponsáveis por mais de 90% das emissões de dióxido de carbono associadas à energia. 

O índice é da responsabilidade da organização não-governamental de ambiente GermanWatch e é feito com base em indicadores objetivos: 80% da avaliação é baseada em indicadores de emissões (30% função dos valores de emissões e 30% função da evolução recente das emissões), eficiência (5% relacionado com nível de eficiência energética e 5% com a evolução recente), e ainda o recurso a energias renováveis.

A subida de Portugal no ranking é justificada pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável com base no nível de emissões, que Portugal mantém no mesmo nível que no ano passado. Quanto Às energias renováveis, Portugal tem assistido a uma "melhoria muito significativa pelo maior peso que estão a ter na energia primária".