De que se falava no mundo da ciência há 60 anos?

Revista “New Scientist” nasceu a 22 de novembro de 1956. Marte e o funcionamento das bactérias foram alguns dos temas da primeira edição, agora disponível online

“O mundo entrou numa fase de avanços tecnológicos espetaculares”, lê-se no editorial da primeira edição da revista britânica “New Scientist”, que no dia 22 de novembro completa 60 anos. Além de entusiasmante, a ciência pode servir de entretenimento, continuava a redação, que nos últimos anos tem procurado simplificar o trabalho feito nos laboratórios e discutir as grandes questões do progresso tecnológico mas também da ética com investigadores de diferentes quadrantes.

Para comemorar, a revista publicou online a primeira edição que permite espreitar o que estava na “berra” na ciência há 60 anos.

Há um artigo sobre o que se sabia então sobre Marte (e em 1956 ainda não tinha havido nenhuma amartagem terrestre no planeta) e outro sobre as novidades sobre o funcionamento das bactérias, que hoje se sabe existirem em abundância dentro de nós e parecem vitais em muitas funções do organismo, como na manutenção do sistema imunitário.

Se estes podiam ser temas atuais, há outros que mostram como o tempo trouxe grandes mudanças: há um artigo sobre os desafios tecnológicos da televisão a cores e outro sobre o interesse crescente na energia atómica, com o nuclear a ocupar páginas de publicidade.

Pode consultar a edição, em inglês, nesta página.

Para assinalar o aniversário, a revista preparou ainda um dossiê sobre como será o futuro dentro de 60 anos (alguns conteúdos pagos). A hipótese de, em 1976, ainda não termos encontrado pistas de vida no universo e termos de assumir que “estamos sozinhos” é um dos temas. Mas há mais: os desafios do clima, um mundo onde as crianças serão raras e a maioria das pessoas serão velhas e a vida sintética são algumas das pistas do que aí vem.