Internacional

Huffington Post faz título falso para provar desilusão dos americanos

Artigo foi partilhado inúmeras vezes nas redes sociais, a grande maioria por pessoas que não o leram


Um dos jornais norte-americanos mais conhecidos deu-se ao trabalho de criar um título falso sobre a possibilidade de Donald Trump ser substituído por Bernie Sanders (democrata que perdeu as primárias para Hillary Clinton).

Bernie Sanders pode substituir Trump graças a lacuna pouco conhecida, podia ler-se no título da notícia.

A ideia de haver a possibilidade de Trump não tomar posse como Presidente agradou a tanta gente que o link para a notícia do Huffington post foi partilhada inúmeras vezes nas redes sociais.

É quase impossível distinguir quem leu a notícia de quem a partilhou simplesmente pelo entusiasmo do título, é provável que a mera ideia da parangona fosse a razão principal.

Os leitores mais atentos, ou mais desconfiados, descobriram ao abrir a notícia algo que o senso comum já lhes tinha dito: Não há, nem pode haver, qualquer lacuna através da qual se possa substituir um Presidente, democraticamente eleito, ainda que o processo de eleição seja tão complicado como é o norte-americano.

“As redes sociais foram inundadas por informação falsa nos últimos meses. Apesar de ter sido sempre um problema, a situação piorou muito na época das eleições. Estamos constantemente a ler posts com notícias sem qualquer lógica, e não se trata de um problema exclusivo a um dos lados”, lê-se no artigo do Huffington Post.

“Haverá muita gente que partilhou este post somente por causa do título. Essas pessoas poderão nem ter ‘aberto’ a notícia. Na verdade, nunca irão ler estas palavras, ironicamente são elas quem mais precisa de as ouvir”, escreve Matt Masur, autor do artigo.

Os comentários estão desactivados.