Na taça marítimo é ave de mau agoiro

Os madeirenses são uma das equipas que mais vezes eliminou o Benfica na prova desde 2000: duas, como Sporting, FC Porto e V. Guimarães.

Na taça marítimo é ave de mau agoiro

Nos últimos anos, a Taça de Portugal está longe de ser a prova preferida do Benfica. As águias têm dado passos certeiros na tentativa de voltar a ter a hegemonia do futebol português – como o prova o estatuto atual de tricampeão nacional, estando neste momento com cinco pontos de vantagem sobre Sporting e FC Porto na luta pelo tetra.

E esse domínio alarga-se à Taça da Liga. onde o Benfica é rei e senhor incontestado – em nove edições, venceu sete, sendo que o Marítimo foi o finalista vencido nas últimas duas.

Pois bem, é o mesmo Marítimo que este sábado visita a Luz, no caso para a Taça de Portugal. E se na Taça da Liga os encarnados sorriem de cada vez que surge o nome dos madeirenses, já nesta competição a história é bem diferente. É certo que, nas primeiras cinco ocasiões em que as duas equipas se encontraram na Taça, o Benfica venceu sempre – e a primeira, em 1949, até terminou com uma goleada das antigas: 9-3. O problema (na ótica da águia, obviamente), é que desde 2000 o cenário mudou drasticamente: em três jogos, um empate e duas vitórias… do Marítimo.

O ‘Maior das Ilhas’ é mesmo, neste milénio, a equipa que mais vezes eliminou o Benfica da Taça de Portugal: duas, a par de Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães – embora os vimaranenses tenham ainda ganho uma vez na final, em 2012/13, eram então orientados… por Rui Vitória. Outros tempos…

‘LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO SOL. ESTE SÁBADO NAS BANCAS’