LifeStyle

O que quer dizer ‘demissexual’?

Autora descreveu no Washington Post o que significa viver como demissexual

Existem vários termos para descrever os vários aspetos da sexualidade: assexuado, bissexual, pansexual, etc. Mas já tinha ouvido falar no termo demissexual?

A autora Meryl Williams escreveu um artigo para o Washington Post em que descreve este conceito da seguinte forma: “Há uns anos, sentia-me culpada por deixar frustradas as pessoas com as quais me envolvia. Não queria sentir a necessidade de explicar o porquê de não me sentir preparada para uma fase mais íntima… Normalmente coloco o intelecto e o sentido de humor à frente da beleza de alguém. Se um homem não disser nada ofensivo e me fizer rir no primeiro encontro, é provável que marque um segundo. Mesmo assim, sei que os atributos de uma pessoa não garantem necessariamente que haja uma atração física. Tenho de ser paciente e esperar que esta surja”.

Segundo o site demisexuality.org, este conceito tem como definição “um estado em que a pessoa só se sente sexualmente atraída depois de formar uma ligação emocional”.

Ou seja, as pessoas demissexuais não se sentem sexualmente atraídas por alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto sem primeiro criarem um forte laço emocional.

Numa sociedade em que facilmente existe um envolvimento sexual logo nos primeiros encontros, viver neste estado pode ser um desafio, como explica Meryl Williams. Para ler o seu artigo no Washington Post, clique aqui.