Taxas aeroportuárias vão aumentar 22 cêntimos em Lisboa e 15 cêntimos em Faro em 2017

Em 2017, as taxas aeroportuárias vão aumentar 22 cêntimos por passageiro no aeroporto de Lisboa e 15 cêntimos no aeroporto de Faro. Entre os aeroportos nacionais geridos pela ANA são estas as subidas mais significativas.

Assim, a partir de janeiro um passageiro que viaje de ou para Lisboa para um país do espaço Schengen vai pagar 10,49 euros de taxa. Caso viaje de ou para um país do espaço não Schengen pagará  18,66 euros de taxa, de acordo com a informação disponível no ‘site’ da ANA. 

No aeroporto do Porto o aumento será de 11 cêntimos e de 10 cêntimos nos Açores. Só no aeroportos da Madeira e de Beja não haverá qualquer alteração na taxa aeroportuária. 

De acordo com o tarifário disponível, em média, o aumento da receita por passageiro é de 16 cêntimos.

Segundo a empresa liderada por Ponce de Leão, que desde o início de 2013 está nas mãos do grupo francês Vinci, a variação do conjunto das taxas reguladas da ANA traduz-se num aumento médio de 1,69% em 2017.

As taxas propostas fixadas para Lisboa, Porto e Faro para o próximo ano têm carácter provisório, uma vez que assentam em previsões de tráfego, sendo "suscetíveis de eventual correção em função do valor real do tráfego que for apurado para 2017".