Clinton tem vantagem de mais de dois milhões de votos

Contagem do voto popular continua a favorecer a candidata democrata. É possível haver uma recontagem em três estados chave. 

Hillary Clinton bate agora Donald Trump por dois milhões de votos, de acordo com os últimos dados das eleições americanas, onde ainda se contam milhares de votos em estados onde a vitória já foi declarada para um ou outro candidato. 

A candidata democrata, derrotada no Colégio Eleitoral, onde a vitória se determina pelo número de estados vencidos e não pela vantagem no voto popular em todo o país, registava esta quinta-feira 64,22 milhões de votos, contra 62,20 do presidente eleito. 

Também esta quarta-feira parecia estar para avançar uma tentativa remota de contestar os resultados das eleições do dia 9 de novembro. A candidata ecologista, Jill Stein, conseguiu angariar mais do que os dois milhões de dólares necessários para exigir uma recontagem do voto em três estados chave.

Clinton perdeu alguns estados chave apenas por algumas dezenas de milhares de votos, algo que, conciliado com as repetidas interferências cibernéticas nas eleições, alegadamente patrocinadas pela Rússia, fazem alguns apoiantes democráticos acreditar que os resultados podem estar errados.