Sugestões de fim-de-semana

O frio já se faz sentir, mas não deixe que isso o impeça de sair de casa e de seguir as nossas sugestões.

Sexta-feira

Urban Market Christmas is Coming

O Hotel Carrís Porto Ribeira volta a abrir as portas ao Urban Market que vai “invadir” os
3 pisos do hotel com criativos de várias áreas (ilustração, joalharia, design produto, design moda, fotografia, entre outras). No 3º piso é a zona lounge do Urban Market, onde poderá ouvir música, petiscar, e até cortar o cabelo com os Anjos Urbanos Cabeleireiros. Hoje, das 11h às 19h, conte com 30% desconto no Bar do Carris hotel Porto Ribeira.

Documentário sobre o poeta Mário Cesariny

Na passagem do 10º aniversário da morte de um dos maiores poetas da língua portuguesa,
a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação Cupertino de Miranda promovem a apresentação do documentário sobre Mário Cesariny, com a chancela do produtor Mário Augusto, integrado no projeto “Escritores a Norte – Vidas com Obra em Casas d´Escritas”.

Esta iniciativa decorre no âmbito dos Encontros dedicados ao autor que se realizam na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, entre os dias 24 e 26 de novembro. A entrada é livre e a sessão tem início às 18h e irá terminar duas horas depois.

 

Sábado

A Origem das Espécies

A partir da viagem que levou Darwin a seguir as pegadas da vida no planeta, espera-o hoje no Teatro Nacional D. Maria II, às 16h, um espetáculo que procura alimentar a curiosidade que faz da infância o ponto de partida para todas as grandes aventuras. Dirigido à infância e à juventude, “A Origem das Espécies” é um espetáculo criado por Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, que assumem também a interpretação. Esta peça mostra que à descoberta se vai pelo caminho da curiosidade, a mesma “curiosidade infindável que acompanhou Darwin desde criança, e que mudou a nossa maneira de ver o mundo”.

Mallu Magalhães no Mexefest

Lisboa tem hoje a voz e violão de Mallu para lhe encher a Avenida da Liberdade com um concerto em que se espera o melhor da música brasileira que se radicou neste país. As portas abrem às 18h, e a festa vai até tarde. prometendo matar a “Saudade”. Como diz a cantora: “Misturo duas saudades. A pura saudade da música, do palco e do público, que mora na pele e rege meus planos, que explode ideias e canções. (…) É isso. Aqui vou eu. Vou armada de duas saudades e um violão (que, desta vez, afina).”

 

Domingo

Oficina “Cali e Grafia” em Serralves

No âmbito da exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, esta oficina dirigida aos mais novos será orientada esta manhã, às 10h, pelos educadores do Serviço Educativo do Museu. Uma oportunidade para filhos e pais acederem à transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, abordando as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

Folclore, em Évora

Nesta espetáculo de dança, Luís Marrafa recupera e reinterpreta algumas das mais reconhecidas danças folclóricas portuguesas, procurando traduzir a sua essência à luz dos códigos da contemporaneidade. Levado a cabo por um conjunto de 16 intérpretes, Folclore assume-se como uma viagem criativa e especulativa sobre uma parte da nossa herança comum. A estreia é hoje, às 21h30, no Teatro Garcia de Resende, em Évora,
e no âmbito das comemorações dos 30 anos da classificação de Évora como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Os bilhetes custam 5€.