Três dias, três cidades. A visita dos reis de Espanha a Portugal

Os monarcas chegaram ontem ao Porto. Depois de Guimarães, vão ainda hoje para Lisboa

Filipe vi e Letizia chegaram na manhã de ontem ao Porto para uma visita de três dias a Portugal, e foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares.

A manhã começou com uma sessão solene de boas-vindas na Câmara Municipal do Porto que contou com a presença do autarca da cidade, Rui Moreira. Centenas de populares juntaram-se na Avenida dos Aliados para receber os reis de Espanha.

Filipe VI não poupou elogios à cidade, destacando a “impressionante transformação” tendo sempre o “respeito pela história e tradição” – transformação essa que o monarca associa à “pujança” da Universidade do Porto e do seu Parque de Ciência e Tecnologia – local que irá visitar hoje. “É notável a enorme quantidade de centros de investigação públicos e privados com sede no Porto que têm acordos com as mais diversas instituições espanholas e internacionais”, afirmou Filipe vi durante um discurso no salão nobre dos Paços do Concelho.

O rei descreveu ainda a Invicta como uma cidade aberta, cosmopolita e acolhedora, e sublinhou “o auge do turismo” que se vive – algo para que contribuiu “sem dúvida a magnífica reabilitação do centro histórico portuense”. “O Vinho do Porto, Património Mundial da UNESCO, completa 260 anos e é, sem dúvida, uma referência mundial”, acrescentou.

Os reis de Espanha foram em seguida à Fundação Serralves, onde visitaram a exposição de Joan Miró. “Alegra-nos que a obra de Joan Miró, com esta exposição e graças ao esforço de muitas pessoas, sirva para fortalecer os laços entre os dois países, assim como para trazer o nosso olhar e sentimento mediterrânico.”

A noite de segunda-feira terminou com um jantar de gala oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães – um banquete com cerca de 120 convidados, entre os quais o jogador do FC Porto e ex-guarda-redes do Real Madrid Iker Casillas e a mulher, Sara Carbonero, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o bispo de Braga, Jorge Ortiga, entre outros.

Visita termina em Lisboa O dia de hoje será também passado no Porto. Para além da visita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Filipe vi e Letizia passam ainda pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. O almoço será oferecido por Rui Moreira no Palácio da Bolsa e contará com a presença de empresários portugueses e espanhóis.

À tarde, os reis viajam para Lisboa, onde serão recebidos nos Paços do Concelho. O jantar realizar-se-á no Palácio das Necessidades e será oferecido pelo primeiro-ministro, lê-se no “Expresso”.

Já na quarta-feira, os monarcas espanhóis serão recebidos numa sessão solene na Assembleia da República, cerimónia em que irão discursar Filipe vi e Ferro Rodrigues. À tarde, os reis deslocam- -se até à residência do embaixador espanhol em Lisboa, no Palácio de Palhavã, para um encontro com a comunidade espanhola. A visita termina com uma visita à Fundação Champalimaud.