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Pratos para o aquecer no inverno: Canjinha asiática

“Cozinhar com vontade, comer sem vergonha, amar muito e ser feliz.” É assim que Filipa Gomes se dá a conhecer na sua página de Facebook e nos programas em que participa. Depois do “Prato do Dia” no 24 Kitchen, é provadora oficial do “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua”, na RTP.

Dica para o inverno:

Esta canja tem elementos anti-inflamatórios que ajudam o processo de cura: gengibre, açafrão-das-índias/curcuma, cebola e a sua casca, hortelã, água, fígado, carne branca.

Ingredientes:

•  ½ frango do campo com miúdos

•  ½ cebola bem lavada, com casca

•  1 cenoura

•  1 dente de alho

•  5 rodelas de gengibre

•  1 talo de citronela

•  2 folhas de lima-kafir ou 2 cascas finas de limão

•  1 estrela de anis

•  sal ou molho de soja a gosto

•  2,5 lt de água

•  1 chávena de arroz carolino

•  1 colher de café de açafrão- -das-índias

•  1 pitada de pimenta-caiena

•  hortelã fresca

Preparação:

•  Lavar o frango e retirar o excesso de gorduras.

•  Colocar dentro de uma panela e juntar ½ cebola bem lavada e com casca, 1 cenoura descascada, 1 dente de alho descascado, 5 rodelas de gengibre, 1 talo de citronela, 2 folhas de lima-kafir, 1 estrela de anis, 2 litros e meio de água e sal ou molho de soja a gosto.

•  Deixar cozinhar num lume médio por cerca de 20 minutos, retirando a espuma suja que se vai formando à superficie.

•  Passado esse tempo retira-se a cebola e a cenoura e junta-se o arroz. Deixa-se cozer mais 10 minutos ou até o arroz estar tenrinho.

•  Desfia-se a carne, corta-se a cenoura em rodelas e serve-se com o caldo e o arroz sobre alguns ramos de hortelã fresca.