Espanha vai aumentar salário mínimo para os 707,6 euros

Por cá, a discussão sobre o aumento do salário mínimo está “congelada” até 19 de dezembro.

Enquanto em Portugal continuamos a assistir a um impasse em relação ao aumento do salário mínimo nacional (SMN) que está atualmente fixado nos 530 euros mensais, Espanha acaba de aprovar os valores e subiu 52,4 euros para os 707,6 euros mensais.

O governo espanhol e o PSOE chegaram a acordo para um aumento de 8% do salário mínimo em 2017, o que significa mais 52,4 euros por mês. A medida, noticiada pela imprensa espanhola, deve ser aprovada no Conselho de Ministros que tem lugar esta manhã em Madrid.

A decisão faz parte das negociações sobre o teto de despesas do Orçamento Geral do Estado para 2017 que terá de cumprir o objetivo negociado com a Comissão Europeia para que a Espanha alcance um défice público de 3,1 % do PIB (produção anual).

Depois de conhecerem a proposta, os sindicatos espanhóis reconheceram que se trata de um “avanço”, mas também se manifestaram descontentes, considerando-a “absolutamente insuficiente”.

Por cá, a discussão sobre o aumento está “congelada” até 19 de dezembro.

Recorde-se que, o governo comprometeu-se há um ano a aumentar de forma progressiva e o salário mínimo de forma a atingir os 600 euros no final da legislatura. Para cumprir essa meta, o Executivo prometeu que valor para o ano de 2017 seria de 557 euros, uma quantia que agrada à UGT mas não satisfaz a CGTP, que exige a subida imediata para os 600 euros.

Por sua vez, as confederações patronais não querem que o salário mínimo ultrapasse os 540 euros já no próximo ano, ou seja, mais 10 euros face ao atual valor. No entanto, para isso, exigem contrapartidas.