Fórmula 1. Nico Rosberg anuncia retirada

Piloto alemão põe fim à carreira cinco dias depois de ser campeão do mundo

Nico Rosberg anunciou esta sexta-feira a retirada da Fórmula 1, apenas cinco dias após ter sido campeão mundial em Abu Dhabi.

O piloto alemão, de 31 anos, diz que já cumpriu o seu sonho, revelando já estar a planear tomar esta decisão há largas semanas. "Em Suzuka [Japão], quando se perspetivava a conquista do título mundial, comecei a pensar em abandonar a competição automóvel se me sagrasse campeão (…). Tomei a minha decisão na segunda-feira à noite, depois de ter refletido durante o dia. Escalei a minha montanha, estou no topo, por isso sinto que é a decisão certa”, divulgou, através da rede social Facebook.

Rosberg justificou ainda a decisão com a vontade de dedicar mais tempo à família. "A minha mãe ficou feliz porque nunca mais vai ter que sofrer. Ela nunca viu uma corrida minha, ficava com muito medo", revelou o piloto, admitindo, porém, que a sua ausência pode criar dificuldades à Mercedes. “A única coisa que faz desta decisão algo difícil para mim é estar a pôr a minha família de corridas numa situação complicada. Mas o Toto [Wolff] compreendeu. Ele soube desde o início que eu estava convicto e isso confortou-me. O meu maior feito será sempre ter conseguido vencer o campeonato do Mundo com uma equipa de pessoas incríveis, as Flechas de Prata”, pode ler-se na publicação do piloto, que se estreou na Fórmula 1 em 2006 e é filho do finlandês Keke Rosberg, também ele campeão mundial da modalidade em 1982.