Referendo em Itália pode ser comparado ao Brexit?

Governador do Banco de França desvaloriza comparação

Referendo em Itália pode ser comparado ao Brexit?

Apesar de surgirem cada vez mais vozes a comparar o referendo em Itália ao Brexit, o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, desvaloriza e diz mesmo que tal resultado "não se pode comparar" à decisão dos britânicos de sair da União Europeia".

Ainda assim, admite que esta situação pode considerada uma outra fonte de incerteza. "Os italianos foram chamados às urnas para se pronunciarem sobre um assunto constitucional interno, e não sobre a permanência de longa data da Itália na UE", afirmou Galhau, garantindo ainda que estará "atento às repercussões" do voto que fez cair o chefe do Governo italiano, Matteo Renzi.

O primeiro-ministro, Matteo Renzi, anunciou este domingo a sua demissão do governo após a vitória do "não" no referendo às alterações constitucionais.  O "não" ganhou com 59,11%, num total de 19,4 milhões de votos contra a reforma pretendida por Renzi, enquanto o "sim" reuniu 40,89% dos votos, ou 13,4 milhões de votos.

O governador do Banco de França falou durante um fórum em Tóquio organizado pela Paris Europlace, uma organização que promove o mercado financeiro de Paris.