Rússia participa em reunião sobre petróleo mundial

A Rússia confirmou que vai participar numa reunião entre a OPEP e países produtores de petróleo não-membros do cartel. Espera-se que no encontro de Viena no sábado fiquem acertados os pormenores para a implementação do acordo de corte da produção e assim se dissipem as dúvidas sobre o impacto deste corte.

Na semana passada os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) chegaram a acordo para reduzir a produção petrolífera pela primeira vez em oito anos. O entendimento prevê menos 1,2 mil milhões de barris de petróleo por dia (bpd) produzidos, a que se juntam 600 mil bdp de países produtores não-membros da OPEP.

Moscovo, que não faz parte do cartel, diz estar preparado para cortar a sua produção em 300 mil bdp durante o primeiro semestre de 2017, passando a produzir perto de 11 milhões de bdp.

O ministro da energia russo, Alexander Novak, pediu às petrolíferas russas que cortem a produção, cumprindo assim o acordo, e o ministro-adjunto disse que estas empresas se vão encontrar amanhã para uma reunião.

O acordo de 30 de novembro reduz a produção da OPEP de 33,6 milhões de bdp para 32,5 milhões. O anúncio do acordo levou o preço do petróleo a subir para mais de 55 dólares por barril no início da semana, o valor mais alto desde julho de 2015.