Outubro de 2018 é a data limite para acordo sobre Brexit

O responsável da Comissão Europeia para o Brexit estabeleceu como data limite para um acordo para a saída do Reino Unido na União Europeia outubro de 2018. 

 “Temos menos que 18 meses para negociar. É um prazo curto. Se o Reino Unido notificar o Conselho Europeu no fim de março do próximo ano, como anunciou a primeira-ministra Theresa May, podemos dizer que as negociações começarão algumas semanas depois e que podemos alcançar um acordo sobre o artigo 50 até outubro de 2018”, disse Michel Barnier.

O ex-ministro francês, que falou pela primeira vez desde que tomou posse em outubro, rejeitou uma saída “à la carte”, sublinhando que, “questões como o mercado comum ou a liberdade de movimentos” são inegociáveis.

De acordo com o Euronews, Michel Barnier antecipa que o custo do Brexit sweré de mais de 55 mil milhões de euros. Este valor inclui as pensões dos funcionários europeus britânicos, contas por saldar em projetos europeus e o custo do desmantelamento de um projeto conjunto de fusão nuclear intitulado Jet.

O mandato de Barnier está limitado à reunião dos líderes da UE para análise de um eventual acordo, cerca de seis semanas depois da primeira-ministra inglesa ativar clásula de saída do Reino Unido.

O Reino Unido votou em referendo, em junho, a saída da UE, mas a Theresa May ainda não revelou as condições de saída britânicas. Downing Street tenta um equilíbrio entre o controlo da emigração e o acesso ao mercado único europeu, que pressupõe liberdade de movimentos.

A decisão da primeira-ministra britânica está dependente também do Supremo Tribunal do Rei Unido, que analisa um pedido para que a decisão da saída da UE seja votada pelo parlamento inglês.