Twitter. Sporting “corrige” Barcelona por um post sobre… Eusébio

Blaugrana lembraram que Messi igualou o Pantera Negra em golos num só clube, mas esqueceram Peyroteo

Esta terça-feira Lionel Messi igualou, ao serviço do Barcelona, o número de golos que Eusébio marcou pelo Benfica. Ao marcar um tento ao Borussia Monchengladbach, o argentino chegou aos 463 golos oficiais com a camisola culé, precisamente o total de Eusébio ao serviço do Benfica, e o facto foi lembrado pelo conjunto blaugrana no seu Twitter oficial.

O Barcelona aprofunda depois o assunto, e já após realçar alguns nomes históricos que Messi já havia deixado para trás no passado (entre os quais os benfiquistas José Águas e Nené), mostra um ranking onde, supostamente, Messi e Eusébio dividem o quarto lugar nos melhores marcadores de sempre de um clube. À sua frente estão mais três nomes: Uwe Seeler, que marcou 507 golos pelo Hamburgo; Jimmy McGrory, que chegou aos 522 pelo Celtic Glasgow e, no topo, o "bombardeiro" Gerd Muller, que atingiu os 525 pelo Bayern Munique.

 

Esta quarta-feira, porém, o Sporting resolveu "corrigir" o que garante ser um erro do Barcelona. Também através do Twitter, os leões lembraram Fernando Peyroteo, nome mítico da história do clube, ao qual atribuem 635 golos em 393 jogos de verde e branco – um valor que colocaria o antigo avançado no topo do ranking mundial.

A contagem do Sporting, porém, acaba por não corresponder a este ranking, na medida em que os leões contabilizam os golos de Peyroteo em jogos… amigáveis. Além disso, contra o Sporting existe também o facto de os números daquela altura não serem fáceis de descortinar de modo totalmente factual: há várias publicações a creditar diferentes valores totais na carreira de Peyroteo pelo Sporting, desde os 544 aos 529 – incluindo páginas precisamente afetas ao clube, como a "Wiki Sporting". Ainda assim, todos estes valores colocam, de facto, o antigo internacional português no topo do referido ranking.