Liga Europa. Braga goleado pelo Shakhtar acaba eliminado

Golo do Gent na Turquia aos… 90’+5′ atirou os bracarenses para fora da prova

Desfecho muito inesperado para o Braga na Liga Europa: os homens de José Peseiro foram goleados em casa (2-4) pelo Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca (ex-treinador… do Braga), mas até esse resultado lhes garantia o apuramento para os 16 avos de final, desde que o Gent não ganhasse na Turquia ao Konyaspor.

E assim estava a acontecer quando o encontro de Braga terminou. O problema é que na Turquia continuou a jogar-se, até que aos 90'+5' os belgas marcaram mesmo. O encontro terminou logo a seguir, confirmando o afastamento bracarense. Dois bis (Kryvtsov aos 22' e 62' e Taison aos 39' e 66') garantiram o triunfo aos ucranianos; para o Braga marcaram os sérvios Stojiljkovic e Vukcevic (43' e 89').

Em frente seguiram, porém, outros portugueses. Desde logo, Paulo Sousa, que guiou a Fiorentina ao primeiro lugar do grupo J, materializado esta quinta-feira com uma vitória por 2-1 no terreno do Qarabag, do Azerbaijão. Em segundo ficaram os gregos do PAOK, que bateram o Slovan Liberec (República Checa) por 2-0, com golos do cabo-verdiano Garry Rodrigues e de Pelkas, ex-jogador do Vitória de Setúbal. Djalma, ex-Marítimo e FC Porto, e Fernando Varela, ex-Feirense e Estoril, também foram titulares.

Também Tiago Pinto celebrou. O lateral-esquerdo luso foi titular no triunfo do Osmanlispor, da Turquia, sobre os suíços do Zurique: 2-0 e o primeiro lugar assegurado no grupo L. No outro jogo, o Villarreal sofreu, mas conseguiu vencer o Steaua de Bucareste (2-1) e assim garantir também o apuramento.