Economia

França baixa previsões de crescimento

O Banco de França baixou as previsões de crescimento para 2016 e 2017. A deterioração da economia global e o Brexit foram as razões apontadas. 

O banco central aponta que França deverá crescer 1,3% este ano e no próximo, quando anteriormente previa um crescimento de 1,4% para agora e 1,5% em 2017. Para 2018 a previsão é de 1,4% quando a anterior era de 1,6%.

Em comunicado, citado pela agência AFP, a autoridade monetária gaulesa que a revisão em baixa do PIB se “deve essencialmente à deterioração do ambiente internacional” numa previsão “particularmente afectada pelas menor perspectiva de procura externa como resultado do impacto do Brexit na economia do Reino Unido e a sua disseminação pelas economias da zona euro”.

Já em outubro o instituto de estatística de França - Insee – tinha baixado as perspectivas de crescimento para este ano de 1,6% para 1,3%, o mesmo valor previsto pela Comissão Europeia. No entanto Bruxelas aponta para uma subida de 1,4% em 2017, enquanto a expectativa da OCDE é de 1,2% este ano e 1,3% no próximo.