Sociedade

Preço dos combustíveis continua a subir. Prepare-se para novos aumentos

Tanto a gasolina como o gasóleo deverão registar subidas de 1,5 cêntimos por litro.

Prepare-se para uma nova subida do preço dos combustíveis já a partir da próxima semana. Tanto o gasóleo como a gasolina deverão registar aumentos de 1,5 cêntimos por litro e será a terceira semana consecutiva de aumentos.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude.

Segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,477 euros, enquanto o gasóleo vale 1,246 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.