Agências de viagens querem reforçar turismo na região Centro em 2017

Depois da Madeira, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) quer apostar, em 2017, na divulgação do turismo na região Centro do país.

A decisão foi anunciada durante o 42º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que decorreu este fim de semana em Aveiro, onde o Centro foi eleito como o ‘destino turístico preferido’ para o próximo ano. Ou seja, será esta região do país   que terá o foco da promoção das agências na hora da divulgação dos destino turísticos.

“Estabelecemos com o turismo do Centro um protocolo que permitirá a esta região ser ‘destino preferido da APAVT 2017’”, disse o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira. O responsável acrescentou que esta é uma decisão que resulta do trabalho que a região “tem desenvolvido com todas e cada agência de viagens deste país”, lembrando “os excelentes resultados que têm sido alcançados por este programa” nos últimos anos e que foram desenvolvidos em conjunto com o presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado.

Em junho deste ano, o Centro do país também já tinha sido eleito como ‘destino preferido’ para 2017 pela Confederação Europeia das Agências de Viagens (ECTAA), que integra as associações de agentes de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membro da União Europeia, dois Estados-candidatos e da Suíça e Noruega. No total, a ECTAA representa mais de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos.

‘Destino preferido’ rende crescimento de 15% à Madeira Com a escolha do Centro, a APAVT termina o programa ‘destino preferido 2016’ com a Madeira.

Segundo Pedro Costa Ferreira, o programa na região autónoma foi “um sucesso” e resultou num crescimento de cerca de 15% de dormidas e em receitas para a hotelaria regional. O que, para o presidente da APAVT, revela que “nunca nenhum destino desenvolveu tão bem este programa, como a Madeira”.

Estes resultados “significativos” foram também referidos pelo secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, lembrando a inversão da queda de turistas nacionais na região.

O 42ª Congresso Nacional da APAVT, que contou com a colaboração da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, terminou ontem. Este ano o tema central passou pelo ‘Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade’ onde marcaram presença 670 profissionais do setor, o maior número de inscritos dos últimos 15 anos.