Abertura do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo prevista para 2019

A EDP vai investir mais de 5 milhões de euros nas obras de recuperação do espaço e é a principal patrocinadora da obra

A EDP, através da EDP Brasil, vai ser Patrocinadora Master da restauração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Brasil. A empresa vai fazer um investimento de mais de 5 milhões de euros na reforma, valor  que representa 32% do total do custo da reconstrução. A obra, com duração prevista de 30 meses, está estimada em cerca de18 milhões de euros. O restante dos investimentos será coberto por seguro e  pela Fundação Roberto Marinho e pelo Grupo Itaú. A iniciativa conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

"A língua portuguesa é um patrimônio precioso, que une Brasil e Portugal. Poder participar da recuperação do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, a maior cidade do mundo onde se fala o nosso idioma, tem um enorme simbolismo para a EDP, como o maior investidor de Portugal no Brasil. Este é um projeto que nos apaixona e do qual muito nos orgulhamos” afirma Miguel Setas, diretor presidente da Companhia.

A iniciativa conjunta para a restauração do MLP foi assinada esta segunda-feira (12), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, com a presença de Miguel Setas, do Secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek, e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Inaugurado em 2006 em São Paulo, cidade com maior número de falantes de português no mundo, o Museu da Língua Portuguesa foi o primeiro espaço cultural totalmente dedicado a um idioma. Reconhecido pela Unesco como o melhor projeto de comunicação e informação em 2006, e considerado durante quatro anos seguidos como o 4º melhor museu da América Latina pela TripAdvisor, o museu recebeu quatro milhões de visitantes até seu encerramento no final do ano passado, quando foi destruído por um incêndio.

A EDP Brasil atua nas áreas de Geração, Distribuição, Comercialização e Soluções de Energia Elétrica e está no País há mais de 20 anos, com presença em oito estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins. Com a operação das distribuidoras nas áreas de concessão no Espirito Santo e em São Paulo, a empresa tem mais de 3,3 milhões de clientes. A empresa é a subsidiária no Brasil do Grupo EDP, uma das maiores operadoras europeias no setor elétrico, presente em 14 países.