Mundial de clubes. Real na final com golo 500 de Ronaldo

O 2-0 ao América envolveu mais confusão com o vídeo-árbitro

O Real Madrid está na final do Mundial de Clubes, depois de vencer o América (México) por 2-0, com golos de Benzema e Ronaldo – curiosamente, ambos apontados nos descontos de cada uma das partes.

O golo de Ronaldo, conseguido em cima do apito final, foi histórico… mas também provocou confusão. Histórico, porque se tratou do seu golo 500 na carreira por clubes: já lá vão 377 pelo Real Madrid, mais 118 no Manchester United e cinco no Sporting. Foi, também, o seu primeiro golo nesta competição pelos merengues – em 2014 ficou em branco. Já havia marcado, porém, em 2008 pelo United.

This man.. One and only Cristiano Ronaldo.. 500 career goals.. Living Legend.. pic.twitter.com/DVbB2WyYMh

— Sithummmmmm ⚡ (@senehs_sithu) 15 de dezembro de 2016

 

A confusão acabou por ser criada mais uma vez devido ao vídeo-árbitro, a exemplo do que já havia acontecido na outra meia-final, entre o Kashima Antlers e o Atlético Nacional. O golo começou por ser validado, depois foi anulado (supostamente por indicação do vídeo-árbitro), mas após alguns momentos de hesitação, o juiz acabou mesmo por colocar a bola no centro do campo. Decidiu bem, pois Ronaldo estava de facto em jogo no momento do passe de James Rodríguez.

 

No fim do encontro, Zinedine Zidane e Modric não reservaram palavras elogiosas para o sistema que a FIFA está a tentar implementar. "Temos de nos adaptar, mas criou-se confusão. Tudo tem de ser mais claro. Mas hoje foi justo, porque o Ronaldo não estava fora de jogo", salientou o treinador merengue. Já o médio croata foi mais contundente: "Não gosto, cria muita confusão. Tivemos uma reunião, mas nem escutei com atenção porque espero que esta regra não continue. Para mim não é futebol, não gosto."

A final irá opor, então, o Real Madrid aos anfitriões, os japoneses do Kashima Antlers, na que será a primeira decisão de sempre entre um representante europeu e outro asiático.