Combustíveis voltam a subir e atingem máximos de 2015

Gasolina deverá subir 1,5 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo irá encarecer 2 cêntimos por litro.

O preço dos combustíveis vai voltar a subir a partir da próxima semana. Esta subida vai ser sentida tanto no preço da gasolina como do gasóleo. Ainda assim, o maior aumento vai refletir-se de forma mais acentuada no gasóelo ao encarecer até dois cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina deverá subir 1,5 cêntimos por litro.

Estes aumentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde os aumentos rondarão os 1,2 cêntimos por litro. Feitas as contas, com estas subidas, o preço deste combustível irá atingir o nível mais elevado desde julho de 2015.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,492 euros, já o gasóleo custa atualmente 1,258 euros.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. Também a  desvalorização do euro face ao dólar contribui para este agravamento.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.