Marcas de luxo multadas

A Ferrari e a Aston Martin serão multadas por excederem os limites de carbono e as marcas francesas lideram na descida de emissões. 

A Agência Europeia de Ambiente (AEA) revelou que a Peugeot, Citröen e Renault são as três primeiras classificadas do ranking de grandes construtoras com as menores emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Dois fabricantes, Aston Martin e Ferrari, excederam os seus limites de emissões de CO2 e por isso terão de pagar coimas por excesso de emissões”, diz a AEA em relatório, citada pela AFP.

Segundo os dados da AEA, a Ferrari deverá receber uma multa de perto de 411 mil euros e a Aston Martin pagará uma coima de 33 mil euros. O valor final será decidido pela Comissão Europeia.

Em média, os carros vendidos na União Europeia estavam em média 8% abaixo do limite de emissões de 130 gramas de dióxido de carbono por quilómetro (g/km) estabelecido para 2015.

No ano passado, os carros mais eficientes a nível ambiental foram comprados na Holanda, com Portugal, Dinamarca e Grécia em segundo lugar.