Ministro admite novo aeroporto em Lisboa em 2019

Para Pedro Marques, é “irreversível” a necessidade de um novo aeroporto na capital

Ministro admite novo aeroporto em Lisboa em 2019

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas admite que Lisboa poderá ter um novo aeroporto em 2019.

“Pode ser em 2019. Admito desde logo porque, depois de concluída a decisão sobre qual das soluções é mais favorável, tem de se realizar um conjunto de projetos técnicos, novas declarações de natureza ambiental e concursos públicos para a realização das obras. Portanto, admito que durante o ano de 2019 essas obras estejam no terreno”, afirma Pedro Marques, numa entrevista ao Negócios e à Antena 1.

O governante considera “irreversível” a necessidade de aumento de capacidade do aeroporto Humberto Delgado, avançando que a construção de uma nova unidade no Montijo, com uma pista complementar, deverá ser a solução mais provável.

No caso de se avançar com esta hipótese, Pedro Marques refere que será necessário “negociar” com a Força Aérea para “criar todas as condições para a sua normal operação”. “Essa é uma negociação que terá de ser feita dentro do Estado com a Força Aérea para obviamente criar todas as condições para a sua normal operação. É completamente preliminar estar a dizer que tipo de compensação”, acrescenta.

Na entrevista, o ministro avança ainda que o Governo já pediu à ANA para proceder aos os estudos de impacto ambiental já para o ano. “Foi nossa decisão, e por isso estamos em conversações com a ANA, começarmos de imediato a preparar esse processo que passa por, ao longo de 2017, por isso com um ano de antecipação por decisão nossa e com a concordância da concessionária, começar a dar os passos que o contrato prevê. Isto significa que a concessionária vai ter de nos apresentar agora uma solução formal, que passa por estuda em comparação a solução da construção de um novo aeroporto como alternativa”.