Fátima 2.0 Pagar promessas à distância de um click

“Vive Fátima” vende promessas à distância. No Natal, é possível oferecer vouchers em forma de vela ou de ramos de rosas

“Está cansado dos mesmos presentes de Natal?”, começa o texto de divulgação do conceito. “Quer oferecer algo diferente que vá ao encontro do coração da sua avó, tia, mãe ou pai?”, continua, enquanto quem lê vai acenando afirmativamente com a cabeça. “Ofereça Promessas no santuário de Fátima”. Esta é a frase seguinte e a que obriga a uma pausa para segunda leitura.

A empresa “Vive Fátima”, “uma nova marca que pretende levar Fátima aos quatro cantos do mundo e contribuir para trazer mais pessoas a Fátima”, como se apresenta no site, criou uma espécie de voucher para oferecer no Natal e que equivale ao pagamento de promessas. Na prática, o utilizador só tem que escolher se é uma promessa do próprio ou para oferecer a alguém e decidir entre velas ou flores que serão entregues pela empresa a Nossa Senhora, no Santuário de Fátima.

O objetivo da empresa é servir de intermediário para quem não se pode deslocar ao santuário. Para isso, disponibiliza no site os vários serviços e respetivos preços. Por exemplo, os ramos de flores podem ir desde os oito euros no caso de ser apenas um cravo branco até ao apelidado de “Bouquet Fátima” de doze rosas brancas, que custa 56 euros. Seja qual for a opção, é possível adicionar gratuitamente uma oração.

 Quanto à colocação das velas, os preços variam entre os 5 e os sete euros, consoante os tamanhos escolhidos. Além disso, é possível agendar missas por 6,15 euros e assistir em direto através do site.

Passagem de ano O santuário de Fátima lançou uma iniciativa “inédita e integrada nas celebrações do Ano Jubilar de Fátima”, convidando os mais jovens para celebrarem a Passagem de Ano no local.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Santuário de Fátima refere que a iniciativa pretende oferecer aos jovens “uma proposta centrada na espiritualidade e no núcleo teológico do acontecimento de Fátima, através de reflexões, caminhadas, dinâmicas de grupo e partilhas centradas na Mensagem e tendo em conta a realidade da vida dos jovens do século XXI”.

O programa da passagem de Ano começa com o acolhimento no dia 30 de manhã na Casa dos Jovens, junto à Capelinha das Aparições, e termina no dia 1 de manhã, de forma que os participantes ainda possam passar o dia de Ano Novo com as respetivas famílias.

Quem quiser participar no evento dinamizado pelo departamento da Pastoral da Juventude do Santuário deve inscrever-se, gratuitamente, até ao dia 22. O alojamento e as refeições para aqueles dias custam 36 euros.