FIFA. Uso de papoilas nas camisolas vale multa aos países do Reino Unido

Homenagem aos combatentes da I Guerra Mundial é vista pela FIFA como “mensagem política”

A FIFA confirmou, esta segunda-feira, a aplicação de sanções aos quatro países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) pelo que entende ser uma "mensagem política" passada por estas nações nos últimos jogos de qualificação para o Mundial 2018.

A decisão, todavia, está a causar polémica: os quatro países utilizaram papoilas nas suas camisolas, num gesto de homenagem para com os soldados falecidos na I Guerra Mundial. A Inglaterra foi punida em 42 mil euros, enquanto a Escócia e o País de Gales vão ter de pagar 18600 euros. A Irlanda do Norte, por seu lado, recebeu duas multas distintas: uma de 14 mil euros referente à exibição de símbolos políticos durante o jogo e uma segunda de 4600 euros pelo uso de papoilas nas camisolas.

O organismo anunciou ainda uma sanção de 88 mil euros imposta à Federação da Roménia, à qual acresce a interdição de duas partidas do Estádio Nacional de Bucareste, devido a incidentes durante o jogo com a Polónia. Chile, Polónia, Argentina, Bósnia-Herzegovina, Colômbia, Panamá, México e Venezuela foram multados por cantos homofóbicos durante os jogos.