Crescimento acelera na Alemanha

A economia alemã acelerou no quarto trimestre e a inflação subiu acima de 1% este mês, revelou o Bundesbank. 

De acordo com o banco central alemão, o setor empresarial ganhou impulso no quarto trimestre, com uma melhoria nas encomendas à indústria e mais gastos dos consumidores.

No seu relatório mensal, o Bundesbank diz que o sentimento das empresas no setor da construção, em alguns de seus indicadores, está no seu melhor patamar em 25 anos.

Horas depois da divulgação, em Bruxelas, o presidente do Bundesbank considerou que a recente decisão do BCE baixar o ritmo de compras de dívida soberana poderá ser “uma expressão da crescente confiança na recuperação económica da Zona Euro".

"A deflação já não é uma questão”, sustentou Jens Weidmann, que alertou para o perigo de uma política orçamental demasiado confortável com juros baixos.

Weidmann disse ainda que “a introdução de barreiras ao comércio ou outras medidas proteccionistas intensificaria uma situação em que o crescimento global já parece fraco" e que a Alemanha se vai esforçar para “manter os mercados abertos e abster-se de medidas proteccionistas adicionais”.