Economia

Gigante chinês investe nos EUA

Uma empresa chinesa de vidros para automóvel vai construir uma fábrica nos EUA, alegando que na China os impostos e os custos de trabalho são elevados. 

Gigante chinês investe nos EUA

A Cao’s Fuyao Glass Industry Group (CFgIG) vai investir 600 milhões de dólares no Ohio depois do presidente-eleito dos EUA ter anunciado que vai aumentar as tarifas para as importações chinesas de forma a proteger os empregos nos EUA.  

A CFIG, que fornece marcas como a Volkswagen ou a General Motors, diz ser a maior exportadora de vidro automóvel do mundo, revelando lucros de 370 milhões de dólares em 2015.

A CFGIG pertence a Cao Dewang, um empresário de 70 anos, que ao anunciar em outubro a sua decisão de abrir uma fábrica de vidro no estado do Ohio provocou uma onda de críticas nas redes sociais chinesas.

A frase “Cao Dewang escapou” tornou-se viral na Weibo – uma rede de microblogging semelhante ao Twitter – e houve ainda muitos comentários a exigir à China que “não deixasse escapar” o empresário.

Em entrevista ao Beijing News, Cao defendeu-se. “Não fugi e não vou fugir. O centro dos meus negócios é a China porque eu sou chinês”, afirmou. “Sou um homem de negócios e vou fazer negócios nos EUA”, acrescentou.

A CFGIG tem unidades de produção em várias cidades chinesas, incluindo Xangai e Pequim, além de uma fábrica na Rússia. 

Os comentários estão desactivados.