Ataques. Alemanha acaba o ano como começou

O ano de 2016 foi terrível para a Alemanha, com vários ataques em diferentes zonas do país. Mesmo que a maioria deles não tenha sido caracterizada como atos de terrorismo, muitos alemães responsabilizam a política de receção de refugiados de Angela Merkel.

31 dezembro 2015 / 1 janeiro 2016 A polícia de Munique ordenou a evacuação de duas estações de comboio da cidade, na noite de passagem de ano, por fortes suspeitas de ataque terrorista.

27 fevereiro 2016 Uma adolescente de 15 anos feriu gravemente um agente da polícia em Hannover, e disse que a ordem veio diretamente do Estado Islâmico.

10 de maio 2016 Um homem de 27 anos matou uma pessoa e feriu outras três, gritando “Allahu akbar”. A polícia rejeitou qualquer ligação com movimentos extremistas islâmicos.

18 julho 2016 Um jovem refugiado do Afeganistão, que chegou à Alemanha com o estatuto de “menor sem acompanhamento”, feriu cinco pessoas, num comboio, em Würzburg, com uma faca e um machado, antes de ser abatido pela polícia. 

22 de Julho 2016 Um adolescente alemão, de origem iraniana, abateu 9 pessoas a tiro e feriu várias dezenas, num centro comercial de Munique, antes de se suicidar. 

24 de julho 2016 Dia negro na Alemanha, com dois ataques em cidades diferentes. Em Reutelingen um requerente de asilo, de nacionalidade síria, matou uma mulher grávida e feriu outras cinco pessoas, com um machete, antes de ser detido pelas autoridades. 

Em Ansbach, um outro sírio, que viu ser rejeitado o seu pedido de asilo, detonou uma bomba à porta de um bar. Quinze pessoas ficaram feridas.

19 dezembro 2016 Um homem conduziu um camião roubado contra um mercado de Natal em Breitscheidplatz, na cidade de Berlim. Pelo menos 12 pessoas morreram e perto de 50 ficaram feridas. A polícia procura um homem, de nacionalidade tunisina, e oferece 100 mil euros por informações sobre o seu paradeiro. Autoridades alemãs falam em “ataque terrorista”.