Portugueses no Estrangeiro. Marcelo e Santos Silva juntos em evento na Universidade de Coimbra

Fórum GraPE promove a discussão entre portugueses graduados que vivem fora e os que estão em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já garantiram a sua presença no “Fórum Anual dos Graduados Portugueses no Estrangeiro”, que decorrerá na próxima quarta-feira em Coimbra.

É a quinta vez que se repete esta iniciativa, que tem como principal objetivo “promover a interação e discussão entre os graduados portugueses no estrangeiro e em Portugal”.

João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, dará início aos trabalhos com uma mensagem de abertura, já o discurso de encerramento será do ministro dos Negócios Estrangeiros. A intervenção do Presidente da República está marcada para as 12h45.

Sob o mote “Pensar Portugal em Territórios do Futuro”, os painéis da manhã contarão com a presença de João de Vallera, antigo embaixador de Portugal em Dublin, Berlim, Washington e Londres, Filipe Pereira, investigador principal do laboratório de Reprogramação Celular e Hematopoiese no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Pedro Góis, especialista em Sociologia das Migrações, Ricardo Gonçalves, co-fundador da Collectiv e Teamplay Ventures, e Filipa Moraes, consultora de educação.

Luís Martins, CEO na DNA Cascais, Paulo Oliveira, investigador principal no CNC e vice-presidente da European Society for Clinical Investigation, e Bruno Soares, CEO da Coimbra Genomics, são os convidados para o último painel do dia.

Os debates serão moderados pelos jornalistas Carlos Diogo Santos  – editor de sociedade do jornal i e do semanário SOL – e Ricardo Oliveira Duarte – editor executivo da TSF.