Salário mínimo. Acordo é “um sinal de paz social”, diz Marcelo

Governo e parceiros sociais chegaram a acordo, em sede de concertação social, esta quinta-feira

O Presidente da República disse estar satisfeito com o acordo para o aumento do salário mínimo, acrescentando que se trata de “um sinal de paz  social”.

"Não penso que isso vá ter consequências em termos de paz social. Pelo contrário, um acordo destes é um sinal de paz social. A paz social faz-se com os trabalhadores, faz-se também com os empresários", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Este acordo, sublinhou ainda o Presidente, é positivo não só porque cumpre uma promessa do Governo mas também tem uma compensação para os empresários. “Temos de pensar nos milhares e milhares de pequenos e médios empregadores, empresários por esse país fora, que teriam com a subida do salário mínimo problemas complicados em termos da gestão das suas empresas”.

Recorde-se que o Governo e os parceiros sociais chegaram a acordo, em sede de concertação social esta quinta-feira, para um aumento gradual do salário mínimo nacional, sendo que sobe já para os 557 euros a partir de 1 de janeiro de 2017, e a redução da TSU em 1,25 pontos percentuais.